sábado, julho 15, 2006

Seminário de encerramento do ciclo 5

Nos dias 13 e 14 de julho participei do seminário de encerramento do ciclo 5, momento que realizamos visitas às escolas para conhecer o trabalho dos professores, a partir da ótica dos alunos. Em cada escola formamos um grupo de alunos, com a participação de 2 alunos de cada professor crusista e então estabelecemos um diálogo com os meninos, a respeito das vivências na escola. Num primeiro momento eles demonstraram estar preparados para falar apenas o que os professores indicaram, mas ao longo da conversa foram se soltando e falando sobre seus sentimentos, o que gostam, o que não gostam... Foram muito esclarecedoras essas visitas, embora tenhamos consciência de que esta é a visão daquele grupo de alunos, a partir de suas concepções do que seja educação e não necessariamente expressa a complexidade do cotidiano de uma escola.

As visitas que realizei:
Escola Marcionílio Rosa
Dia 13/07/2006
Turno matutino
Visitantes: Maria Helena Bonilla e Claudia
Professores-cursistas: Valneide Pinto Santos (3ª Série), Maria Romilda Batista (4ª Série), Marilene Maria Marques (3ª Série), Águida Ramos Rodrigues (educação infantil), Claudia Maria Lima de A. Silva, Rosangela (3ª Série)

Escola Tenente Wilson
Dia 13/07/2006
Turno vespertino
Visitantes: Maria Helena Bonilla e Fabrízia
Professores-cursistas: Ana Cácia Gonçalves de Aquino, Ivanilton Barbosa Sirqueira, Jardel Pereira de Andrade (ed. Física) , Liriam Dourado França (diretora) , Jelvaci Francisco dos Santos (matemática), Maria de Lourdes Dias Rosendo (Português e artes), Rosana Alves Dourado, Rosália Góis de Souza (artes)

Ponto de Cultura
Dia 13/07/2006
Turno noturno
Visitantes: Maria Helena Bonilla
Professores-cursistas: Fabiano Pereira da Silva, Ariston Eduão, Andréia Rodrigues de Oliveira, Rita de Cássia Dourado Antunes

Escola Nossa Senhora Aparecida
Dia 14/07/2006
Turno vespertino
Visitantes: Maria Helena Bonilla Emanuela Dourado
Professores-cursistas: Gacy Durães Queiroz, Gildete Bonfim Ribeiro, Gilvane Rosa da Silva, Lindinei

Nenhum comentário: