quinta-feira, julho 20, 2006

PARECER DE ATIVIDADES TEMÁTICAS

FOCO: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Este parecer visa apreciar de modo geral os acontecimentos relativos as atividades relacionadas com as tecnologias da informação e comunicação, oferecidas desde o ciclo I, e faz parte dos relatos produzidos para avaliação do curso, pelo MEC.

Tecnologia, no contexto contemporâneo, é sinônimo de rede. E rede, neste curso, é a dimensão estruturante da organização curricular, uma vez que as atividades presenciais acontecem de forma integrada às atividades não-presenciais. A rede, ao mesmo tempo que desencadeia processos de discussão presencial, modifica esses processos e prolonga as discussões no âmbito virtual.
Para constituir essa dinâmica estruturante, tonou-se imperativo, desde o início do curso, proporcionar aos cursistas mais do que acesso ou uso instrumental das tecnologias, o que restringiria as atividades a aulas de informática para que o aluno aprendesse a operar a máquina e alguns softwares. Buscamos então proporcionar aos cursistas imersão e implicação na cultura digital, de forma a compreenderem que as transformações sofridas pela sociedade nos últimos anos modificam as nossas relações pessoais, com o trabalho, com o saber e com o lazer. Para tanto, organizamo-nos (professores, orientadores e professores cursistas) numa comunidade virtual/presencial de aprendizagem, a qual foi se estruturando a partir da abertura de canais de comunicação, produção e socialização de conhecimentos ao longo do processo, à medida que eram desenvolvidas atividades em diversos formatos – palestras, oficinas, grupos de estudos, projetos, cursos.
Dentre esses canais destacam-se a lista de discussão ufba-irece@yahoogrupos.com.br, com a participação de todos os envolvidos no curso (cursistas, professores, orientadores, direção da Faculdade, outros professores da Faculdade), onde trocamos informações, debatemos sobre temas de interesse de todos, estabelecemos relações sociais e afetivas, construímos conhecimentos. Destacam-se também os blogs individuais - http://www.irece.faced.ufba.br/twiki/bin/view/UFBAIrece/WebCursistas onde cada cursista disponibiliza suas produções e interage com os demais através dos comentários. Ainda, destaca-se o site do curso - http://www.irece.faced.ufba.br/ - onde estão disponibilizadas as informações referentes ao curso. O site foi produzido num sistema livre de produção colaborativa – Twiki – que permite que todos participem da construção do mesmo, o que materializa os princípios de produção e colaboração trabalhados no curso. Para comunicação síncrona, utilizamos intensamente o serviço do mensageiro instantâneo Yahoo Messenger, que disponibiliza salas para conferência online. Este canal está sendo muito importante para a comunicação de todos com todos. Mais recentemente, vem se destacando o uso do ambiente virtual de aprendizagem Moodle - http://www.moodle.ufba.br/course/view.php?id=67, onde os cursistas desenvolvem seus estudos e atividades de forma colaborativa e interativa.
Tais atividades, por articular os diferentes eixos temáticos, envolveram o estudo e a discussão sobre a relação das tecnologias com questões contemporâneas, políticas públicas, Sociedade da informação, linguagem digital, inclusão digital, software livre, ambientes virtuais, cibercultura, produção colaborativa, comunidades virtuais, mídias educativas, convergência de mídias, produção cultural, transformações do corpo humano, recursos didáticos, objetos de aprendizagem, formação de professores, práticas pedagógicas, dimensões instrumental e estruturante da tecnologia.
Durante os quatro primeiros ciclos do curso, o foco esteve na inclusão digital e na formação do professor cursista enquanto sujeito social e cidadão crítico da sociedade em que vive. No quinto ciclo, o foco dos estudos incorpora mais fortemente a prática pedagógica dos professores, enquanto profissionais em exercício na rede municipal de educação de Irecê. Isto torna-se possível a partir da articulação com os projetos Ponto de Cultura e Tabuleiro Digital, que oferecem a infra-estrutura e o apoio aos professores para o planejamento e desenvolvimento de ações e práticas pedagógicas utilizando Internet, rádio web e multimídia junto aos alunos da rede. Cumpre salientar que os quatro orientadores do Ponto de Cultura e do Tabuleiro Digital são professores cursistas que tiveram sua formação no curso.
Todas essas dinâmicas têm gerado um movimento em Irecê que envolve outros professores e alunos da rede, que também já estão se apropriando dos espaços e das referências do curso, a partir da interação com os cursistas. Também envolve outros sujeitos da comunidade ireceense e de comunidades ligadas às tecnologias, tais como Projeto Software Livre Bahia, Projeto Cultura Viva do Ministério da Cultura. Compõem ainda esse movimento o trabalho desenvolvido pela equipe gestora do projeto no sentido de socializar, apresentar e discutir seus princípios e ações em eventos regionais e nacionais, como foi o caso do trabalho As tic estruturando dinâmicas curriculares horizontais: o programa de formação continuada de professores para o município de Irecê-BA que compôs o painel Diferentes perspectivas da formação de professores para a integração das tic na prática pedagógica: um modelo português, um modelo canadense e um brasileiro, coordenado pela professora Maria Helena Bonilla no XIII Endipe, realizado em abril de 2006 em Recife-PE, cujo texto encontra-se em anexo.
Concluindo, é possível afirmar que as atividades desenvolvidas no curso, voltadas para o uso das tecnologias vêm possibilitando aos cursistas estabelecer relações entre a complexidade da sociedade contemporânea, a educação e as tecnologias da informação e comunicação, fortalecer processos de ensino-aprendizagem voltados para a produção de conhecimento, cultura e informação, a criação e integração em comunidades virtuais de aprendizagem, para a comunicação, a interatividade e a colaboração e a elaborar práticas pedagógicas dinâmicas, mas em sintonia com o contexto contemporâneo.

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