sábado, setembro 16, 2006

Encontro presencial - 14/09/06

No dia 14/09/06 tivemos o nosso segundo encontro presencial, oportunidade em que reorganizamos os grupos em virtude do fato de que, nos encontros com os orientadores, alguns cursistas foram orientados a assumir uma carga horária maior neste ciclo, daí a inscrição de alguns que não estiveram no primeiro encontro. Também outros, que estiveram presentes, foram orientados a dedicar maior atenção a outras áreas, daí a não inscrição na atividade. Dessa forma, a turma ficou composta por 40 cursistas.
Os grupos relataram que estão se encontrando, lendo, debatendo, mas que o planejamento e as ações com os alunos estão paradas em virtude de outras atividades, mais prioritárias, realizadas na escola, a exemplo do desfile de 07 de setembro. Aqui percebo o quanto ainda é difícil para os professores e as escolas trabalharem numa perspectiva mais aberta, complexa e plural. Eles ainda fazem tudo linearmente, de forma fragmentada, uma coisa de cada vez. Está difícil desconstruir essas concepções.
Em conversa com os orientadores do Ponto de Cultura, também fui informada de que as escolas quase não estão procurando os Tabuleiros Digitais ou o Ponto de Cultura, justificando essa ausência pelo envolvimento com o desfile de 07 de setembro.
Muitos também, ainda, continuam a buscar no GEAC o cursinho de informática, atribuindo a um elemento do grupo o papel do professor que vai ajudá-lo a resolver os problemas técnicos. E, quando esse colega não está presente, sentem-se imóveis, sem condições de buscar apoio em outros colegas ou buscar a solução por conta própria. Estamos procurando desconstruir essa dependência, mas estamos caminhando lentamente ainda.
Os cursistas também continuam salientando a falta de condições de uso das máquinas do laboratório. Conversando com o responsável ele insiste em dizer que não há problema, que tudo funciona muito bem, que são os cursistas que não sabem utilizar. Essa tensão vem se arrastando ao longo do tempo e todas as tentativas que já fiz para tentar resolver não surtiram efeito.
No geral o encontro foi produtivo e a orientação foi para que intensificassem o planejamento e as ações nas escolas

Nenhum comentário: