sábado, setembro 16, 2006

Apoio ao Ponto de Cultura

O dia 13/09/06 estava reservado para atendimento individual aos cursistas. Como muito poucos (uns 4) vieram para conversar comigo, dediquei o tempo para dialogar com os coordenadores do Ponto de Cultura.
Sabendo que o curso de formação de professores está em seu último ciclo (para a maioria dos cursistas) e que com isso eles voltam para as escolas, ficando mais afastados de uma orientação dos professores da UFBA, consideramos importante darmos continuidade à formação desses professores, especialmente no que se refere ao uso das TIC nas escolas.
Em vista disso, decidimos que o agente formador desses professores e dos demais que atuam nas escolas e não fizeram o curso de pedagogia (formação continuada), a partir do primeiro semestre de 2007 seja o Ponto de Cultura. Decidimos então que serão desenvolvidos projetos para realização de ofinas nas escolas, envolvendo professores e alunos (rádio, jornal, blog, lista de discussão, edição de imagem, edição de vídeo), sessões de cinema na escola, aberto à comunidade, produção de documentários sobre a cultura local, com a participação de alunos e professores.
Esses projetos deverão ser submetidos a agências financiadoras a fim de que seja possível a participação de bolsistas na formação de professores e alunos nas escolas, e também como forma de sustentabilidade ao próprio Ponto de Cultura.
Inclusive, uma das coordenadoras do Ponto, Rita, já neste semestre irá abrir um dos cursos previstos pelo Ponto somente a professores das escolas, o que caracteriza já a ação propositiva que estamos buscando.
Ainda, iniciamos a escrita de um artigo (roteiro) a ser submetido no I Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação - UFPE. Como a produção é colaborativa, o espaço para escrita será o twiki: http://www.irece.faced.ufba.br/twiki/bin/view/UFBAIrece/TextoSimposio

Nenhum comentário: