segunda-feira, março 06, 2006

Seminário de abertura do ciclo cinco

De 02 a 04/03/06 aconteceu o seminário de abertura do ciclo 5. No dia 02, à tarde, participei da reunião da equipe e também fizemos os últimos acertos para a realização da atividade com o Ponto de cultura. À noite participei da sessão de abertura do ciclo, momento em que apresentei a proposta da atividade.
No dia 03 pela manhã realizamos a apresentação das atividades propostas para este ciclo, sendo que coube a mim apresentar as atividades Oficinas. À tarde, em virtude da ausência de Menandro (por motivo de doença) fiz uma fala aos cursistas presentes (nem todos compareceram) apresentando os membros do ponto de cultura, a função do mesmo e as atividades que vêm desenvolvendo. Falei ainda da importância de articulação entre os projetos e da implicação dos professores nesses espaços. Depois disso expus a proposta da atividade de forma detalhada para então os cursistas formarem grupos para o planejamento da programação. Os cursistas formaram 11 grupos e cada um deslocou-se para um local do espaço ufba. Com o paoio dos Agentes de cultura e dos orientadores do Ciberparque passamos a auxiliar os grupos no planejamento. Ao final da tarde fizemos uma sessão de socialização das idéias de cada grupo. Dentre as propostas tivemos: videoclipe, poesia, vinhetas, charges, mesa-redonda, entrevistas, informes.
No dia 04 pela manhã, os grupos foram se organizando e fazendo suas gravações, em dois espaços: no laboratório do curso e no estúdio do Ciberparque. Acompanhei a gravação de alguns grupos e pude perceber a satisfação dos cursistas em estar participando da atividade, em sentirem-se autores e capazes de fazer uso das tecnologias. Depois das gravações, a equipe do ponto de cultura realizou as edições dos programas e, à tarde, colocaram no ar. Pelo fato de ainda não terem sido resolvidos os problemas de transmissão da rádio Ciberparque, a emissão dos programas foi interna apenas – com caixas de som no pátio do campus. Tão logo os problemas sejam resolvidos, os programas serão emitidos pelas rádio. Apenas não conseguimos finalizar o videoclipe por falta de placa de captura no computador do ciberparque. Este programa deverá ser finalizado tão logo as condições o permitam. À tarde acompanhei os cursistas na inscrição nas atividades, tão logo preparei o sistema para o procedimento. Apesar de as inscrições virem sendo feitas no sistema a 3 ciclos, muitos cursistas ainda não compreendem a lógica de funcionamento e necessitam de apoio individual para proceder a inscrição. Então, alguns membros da equipe e vários agentes de cultura auxiliaram os cursistas, durante toda a tarde, para que a atividade pudesse se realizar.
Tanto na produção dos programas, quanto nas inscrições, pude perceber a disponibilidade e empenho dos agentes de cultura para o trabalho com os professores. A receptividade destes também foi muito boa, o que indica que teremos um ciclo de muitas ações conjuntas.

Nenhum comentário: