sábado, outubro 08, 2005

Segundo encontro - GEAC Tecnologia

No dia 05/10 realizei o segundo encontro com todos os grupos de estudos acadêmicos de Tecnologia. Nesse encontro os cursistas fizeram o relato das atividades desenvolvidas desde o primeiro encontro, as conquistas e dificuldades que encontraram nesse período. Pelos relatos foi possível perceber que o processo de inclusão digital dos grupos está se dando de forma muito mais forte e acelerada do que nos ciclos anteriores. O fato de ter alguém presencialmente junto com eles, para atendê-los, dá mais segurança e ânimo para investir na aprendizagem dessa nova linguagem. Foi ressaltado que a "paciência pedagógica" dos monitores tem também contribuído para essa disponibilidade de estar mais tempo no laboratório.
Uma dificuldade apontada foi o número reduzido de máquinas. Nos ciclos anteriores o laboratório ficava a maior parte do tempo vazio, mas a partir desta organização da atividade (com monitores) o laboratório está sempre cheio e, alguns, não estão encontrando espaço para utilizá-lo. Conversamos também sobre a importância de auto-organização do grupo para o uso do espaço, com indicações de algumas estratégias.
Também aprofundamos questões teóricas referentes ao tema de estudo de cada grupo. Ainda, analisei as produções, indicando que é necessário desconstruir a prática de apenas fazer resenhas de textos lidos e partir para uma produção própria, o que não exclui a incorporação de idéias de autores, mas que isto precisa estar citado e referenciado de acordo com as normas da ABNT.
Após, cada grupo se reuniu e elaborou um planejamento para a próxima etapa dos estudos.

Nenhum comentário: