sexta-feira, maio 05, 2006

GEAC Tecnologia II - aula 2

No dia 03 de maio de 2005 retornei a Irecê para mais um encontro com os cursistas. Num primeiro momento ouvi os relatos dos cursistas sobre as primeiras atividades desenvolvidas com os alunos para uso das TIC. Aqueles que haviam conseguido levar os alunos ao Tabuleiro Digital estavam emocionados com o encanto e a familiarização que os alunos demonstravam. Comparavam a facilidade dos alunos com as dificuldades que eles sentem e, muitos, sentem-se envergonhados com suas próprias limitações. Discutimos essas questões e, pelo que percebi, os alunos estão mostrando um outro mundo a seus professores, o que, possivelmente, vai intigá-los a buscar mais e vencer seus próprios limites. Nesta primeira visita, a tônica do trabalho foi exploração livre - os alunos jogaram, escreveram, navegaram, exploraram. Também estão desenvolvendo atividades envolvendo rádio na escola, rádio web, videoclip, gravação de cd. Os professores estão contando com o apoio dos Agentes de Cultura e dos coordenadores do Ponto de Cultura para o trabalho com os alunos, o que tem dado maior segurança a eles.
Os cursistas apontam como dificuldades para o desenvolvimento dessa atividade:
1) falta de transporte para levar os alunos até o TD - agendam com a Secretaria de Educação, mas na hora o carro não vai buscar os alunos, ou então não conseguem sequer agendar. Muitos foram a pé, outros pagaram o transporte, outros levaram os alunos em seu próprio carro.
Diante desse fato, fui até a Secretaria de Educação e conversei com a Secretária e sua assessora sobre o problema e solicitei maior empenho para atender os cursistas, em especial os da zona rural. Foi-me exposto que a prefeitura não possui carros suficientes, mas que tentariam atender...
2)Pouco tempo disponível no Tabuleiro - apenas uma hora para cada professor, haja vista que a demanda da comunidade para acesso à Internet é muito alta, e também estão sendo ministrados cursos de informática básica para a comunidade. Como o número de solicitações das escolas também é muito grande, foi disponibilizado apenas uma hora para cada professor.

Também analisamos a organização e os estudos dos grupos, o que, em geral, não apresentou surpresas - as mesmas dificuldades de sempre: cursistas que não lêem os textos, cursistas extremamente dependentes dos monitores. Apenas um grupo (6) está com sérias dificuldades para se organizar, em função de que a monitora não está conseguindo articular os demais. Os membros do grupo solicitaram a troca da monitora, no entanto, ela solicitou que fosse dado um crédito a ela, pois ela já tinha conseguido se liberar das atividades que estavam impossibilitando sua ação. Todos aceitaram e vamos aguardar mais um mês para ver como os trabalhos se desenvolvem.
Comecei a trabalhar a questão de que a função do monitor neste ciclo não é ensinar a usar o computador e sim organizar o grupo para estudos, planejamentos e análise das práticas.
Discutimos ainda a importância do desenvolvimento de atividades com alunos que possam ir além da simples pesquisa na net. A importância da abertura de canais de comunicação com os alunos e da formação de comunidades com eles.

Após, fizemos a análise do mapeamento que realizei e apresentei a cada um a sua situação. Muitos ficaram surpresos, pois sequer tinham consciência do seu grau de afastamento dos ambientes. Muitos também acusaram estar com problemas de senha para acesso. Procurei resolver os problemas apresentados, explicando como fazer para trocar a senha no moodle.

Por último, cada grupo se reuniu para planejar a próxima etapa

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