sábado, junho 11, 2005

Chat - 07/06

No dia 07 de junho realizamos mais um chat da atividade 25. Estiveram presentes os cursistas: Antonio, Andréia, Arlene, Fátima, Lauriana, Jucileide, Marli, Pedro, Rita, Ana Regina, Neusa, Emerson, Zilmaria e Célia. Mais uma vez percebi as dificuldades dos cursistas de entender a lógica de um sistema de códigos. A maioria não consegue desprender-se de si mesmo e perceber o código como uma forma de expressar-se, com sentido e passível de gerar um efeito. Ficam o tempo todo centrados em suas próprias dificuldades. Também não conseguem perceber que não é possível memorizar um sistema de códigos, que é necessário o apoio das anotações (manual) para que possam ir se familiarizando com o sistema. Percebe-se daí ainda uma concepção de aprendizagem bastante ligada à memorização e não à compreensão dos processos. Então, como não conseguem memorizar (o que não é possível mesmo!) desesperam-se.
Também percebi a dificuldade de alguns para interagir no chat. Como era a primeira vez que participavam, não conseguiam seguir o fluxo das mensagens. Várias vezes precisei dar a mesma instrução porque sempre havia alguém que não havia visto a mensagem sobre o assunto.
Com isso, percebo a necessidade de estarmos, no próximo ciclo, investindo no desenvolvimento de atividades que explorem o raciocínio lógico e o uso mais intenso dos canais de comunicação on-line.

Nenhum comentário: