sexta-feira, maio 20, 2005

Atividade 25 - Desenvolvimento e avaliação

Desenvolvemos a atividade 25 nos dias 18 e 19, em duas turmas, uma no turno matutino e outra no vespertino. Participaram da atividade no turno matutino os cursistas Aloisi, Ana Regina, Andréia, Antonia Angélica, Clébia, Emerson, Eurisdene, Gilvane, Jeane, Jeusita, Jucileide, Lauriana, Maria da Conceição, Maria da Penha, Maria de Souza, Maria Lídia, Marli, Poliana, Regina Helena, Rita (20). Participaram da atividade no turno vespertino os cursistas Aguida, Ariston, Arlene, Célia, Deise, Eloiza, Enídia, Gizélia, Iara, Lucieide, Maria Crisitna, Maria de Fátima, Maria Luiza, Maria Madalena, Teresinha, Zilmaria (16).

Durante a atividade pude perceber a dificuldade de muitos cursistas em articular a linguagem do Twiki com o seu efeito. Foi necessário fazer o caminho entre linguagem e efeito várias vezes para que pudessem ir compreendendo os processos. Também foi possível perceber que aqueles que ainda não construíram a cultura digital apresentaram maiores dificuldades. Num primeiro momento sentiram-se impactados com a linguagem, com uma sensação de incapacidade e impotência, mas aos poucos foram percebendo que era possível usá-la para criar algo novo. Experimentamos a linguagem em pequenos grupos. Alguns grupos avançaram mais, outros menos, mas conseguiram produzir alguma coisa. As produções estão disponíveis em http://www.irece.faced.ufba.br/twiki/bin/view/UFBAIrece/OficinaTwiki. Também discutimos e enfatizamos muito os conceitos de hipertextualidade, inteligência coletiva e produção colaborativa/cooperativa. O conceito de produção cooperativa, na perspectiva do Twiki assusta um pouco os cursistas, pois estão acostumados com autoria marcada, com posse do conhecimento. Frente a possibilidade de estarem mexendo na produção do outro, participando, interferindo, demonstram receio.

Navegamos por sites produzidos em Twiki e na Wikipedia para que esses conceitos fossem percebidos na prática. Para o período de 19/05 a 11/06 os cursistas deverão trabalhar nas suas produções, publicar reflexões no blog, participar de chat e lista de discussão para socializar as aprendizagens e dinamizar o processo.

Nenhum comentário: