quarta-feira, março 02, 2005

Atividade 48 - Programa

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES – MUNICÍPIO DE IRECÊ
CURSO DE PEDAGOGIA – ENSINO FUNDAMENTAL/SÉRIES INICIAIS
CICLO TRÊS

Oficina de computação: inserção em comunidades virtuais

Professora: Maria Helena Bonilla
Carga horária: 17h (12 presenciais e 5 em rede)
Período de realização: 7, 8 e 9 de março de 2005
Turnos: Matutino, vespertino e noturno
Número de vagas: oferecida a todos os alunos indicados pela coordenação de tecnologia


EMENTA
Fortalecimento dos processos de inserção em comunidades virtuais de aprendizagem, a partir do uso intenso das ferramentas de comunicação presentes na Internet e da reflexão das implicações desse uso nos processos educativos.

OBJETIVOS
Ø estabelecer relações entre a complexidade da sociedade contemporânea, a educação e as tecnologias da informação e comunicação;
Ø fortalecer processos de ensino-aprendizagem voltados para a criação e integração em comunidades virtuais de aprendizagem.
Ø Apropriar-se das ferramentas de comunicação, produção e socialização disponíveis na rede internet

CONJUNTO TEÓRICO
Ø A sociedade contemporânea a educação e as tecnologias da informação e comunicação
Ø Ciberespaço: comunidades virtuais

CONJUNTO PRÁTICO
Ø Usando redes: navegação e comunicação por e-mail, listas de discussão, chats, fóruns; blogs

METODOLOGIA
No curso, estaremos produzindo conhecimento através de leituras, discussões, análise de produções digitais, exploração das ferramentas de comunicação disponíveis na rede. Estaremos também prolongando os estudos e as discussões via lista de discussão, fóruns, blogs e chats. Com base nesses suportes os alunos estarão produzindo textos, participando de debates, interagindo através da Internet.

RECURSOS E DISPOSITIVOS

E-mail gratuito – http://www.yahoo.com.br/
Lista de discussão – http://br.groups.yahoo.com/group/ufba-irece/
Comunicação Instantânea – http://br.messenger.yahoo.com/
Blog gratuito – http://blog.uol.com.br/
Rascunho Digital – http://www.faced.ufba.br/rascunho_digital/

AVALIAÇÃO
A avaliação se constituirá de atividades desenvolvidas ao longo da carga horária da oficina. Serão considerados relevantes os critérios de inserção, participação, envolvimento na comunidade virtual, bem como a auto-reflexão sobre essa experiência de aprendizagem específica, a partir dos dispositivos interacionais criados na oficina e outros em funcionamento no Curso. Para tanto, será solicitado:
Ø Elaboração e Publicação de texto individual em blog, bem como publicação de comentários sobre textos de colegas;
Ø Envio de mensagens através da lista de discussão do Curso, bem como a leitura e resposta de mensagens, durante o Ciclo III;
Ø Participação em discussões sobre o tema através de chats

REFERÊNCIAS BÁSICAS
COUTO, Edvaldo; FONSECA, Deise. Comunidade virtual: herança cultural ou tendência contemporânea? Disponível em http://twiki.im.ufba.br/bin/view/EDC708/ComunidadesVirtuais

FERREIRA, Simone de Lucena. Um estudo sobre a interatividade nos ambientes virtuais da internet e sua relação com a educação: o caso da alltv. 2004. 165 p. Dissertação - Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Cap. IV

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999. Cap. VII

PRIMO, Alex Fernando Teixeira A emergência das comunidades virtuais. Disponível em http://usr.psico.ufrgs.br/~aprimo/pb/comuni.htm


REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES
DIAS, Paulo. Comunidades de Aprendizagem na Web. INOVAÇÃO, Lisboa, v. 14, n. 3, 2001a. p. 27-44.

GUIMARÃES Jr, Mário José Lopes. A Cibercultura e o Surgimento de Novas Formas de Sociabilidade. Disponível em http://www.cfh.ufsc.br/~guima/ciber.html

GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS. Disponível em http://sww.faced.ufba.br/~educom/

SITE DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE IRECÊ. Disponível em http://www.faced.ufba.br/~irece/

Texto: Quem nu tem emelho ximba. Disponível em http://www.faced.ufba.br/~informatica/uesc/emelho.doc

Texto: Comunidade Virtual: fácil de participar, desafiador de construir e árduo de se manter. Disponível em http://cogeae.dialdata.com.br/colid/552/1/1/155204EUN00A/wakka/wakka.php?wakka=GrupoUm

MELLO, Kátia. Os novos atores. Disponível em http://www.terra.com.br/istoe/1808/internacional/1808_novos_atores.htm

Um comentário:

Anônimo disse...

bom comeco